Lou Strik

Ludovicus Arnoldus Strik by Anneke Kuyper-Strik

Lou Strik nasceu em 8 de dezembro de 1921, em Eindhoven, filho único de Piet Strik e Anna Loeven. Os membros desta família Strik ('Snare'), em homenagem a um antepassado caçador furtivo, eram pessoas temperamentais e obstinadas, de aparência escura e espanhola, agricultores e artesãos. Do lado Loeven da família vinham professores e padres, orgulhosos e briguentos. Havia uma avó clarividente e um tio “esotérico”. Traços familiares, a influência da Igreja Católica e o paganismo terreno de Brabante tiveram um impacto no personagem de Strik que se manifestaria mais tarde em suas gravuras.

De 1940 a 1945, Strik frequentou aulas na Art Academy em Den Bosch.

Em 1945 mudou-se para Amesterdão para estudar na Rijksakademie, em desenho, pintura e mais tarde nas artes gráficas, cobre e gravura em madeira.

Em 1952 ganhou a medalha de prata do concurso Prix de Rome pela gravura em cobre Pan e Syrinx. Ele também estudou gravura e design de selos postais, o que resultou na série de 'Kinderzegels' (selos para beneficiar crianças) e na série Admiral De Ruyter.

Em 1948 Strik casou-se com Dine Vollema e tiveram dois filhos, um filho chamado Peter Jelle e uma filha Maartje. (Mais tarde em sua vida, ela se tornou uma pintora talentosa). Em 1954 tornou-se professor na Academia de Den Bosch para artes gráficas e desenho, até 1969.

Depois disso, ele foi nomeado na Academia de Arte para professores em Tilburg, até 1978.

Em 1978 ele retornou à Academia em Den Bosch e lecionou lá até sua aposentadoria. Strik era conhecido como um professor dedicado e apaixonado, que se relacionava de forma pessoal e confidencial com seus alunos.

Até 1980 Strik foi um membro ativo dos conselhos e painéis de júri de várias sociedades de arte como o 'Grafische', St. Lucas, Binding e especialmente Arti et Amicitiae em Amsterdã. Arti tornou-se sua segunda casa, onde conheceu seus amigos e colegas. Lá ele organizou e participou de muitas exposições.

Quando Strik se aposentou em 1981 como professor, ele se envolveu mais com a Sociedade Ex libris, muitas vezes trabalhou por encomenda, e suas gravuras viajaram por todo o mundo, muito apreciadas por todos os colecionadores. Seu amigo Jan Rhebergen promoveu todos os contatos e intercâmbios com os artistas do Leste Europeu. Strik se sentia em casa com eles e viajava frequentemente para esses condados.

Em 1970 seu primeiro casamento foi dissolvido e ele conheceu sua segunda esposa Anneke Kuyper, uma colega com quem compartilhou todos os aspectos da profissão: expuseram juntos, ambos ensinaram em diversas academias de arte e ambos trabalharam em comissões para a Sociedade Ex libris.

Em 1993 seu filho morreu e essa grande dor pesou sobre ele.

Strik faleceu em 23 de novembro de 2001, com quase oitenta anos.


Proprietário/a: G. J. R.
Artista: Lou Strik
País: Holanda
Ano: ???
Tamanho do papel: 101x85mm
Tamanho aproximado da impressão: 58x45mm
Assinado: Sim
Bem conservado
Coleção: R. Minas
Adição: 28/10/2022



Nenhum comentário:

Postar um comentário