Arte: ???
País: Polônia
Ano: ???
Formato: 140x98mm
Técnica:???
Coleção: R.M.
Assinado: Não
Aquisição: 2018
C48
Wlodzimierz Egiersdorff nasceu em 13 de setembro de 1901 em Garwolin e morreu em 6 de Dezembro de 1977 em Gdynia. A partir de 1920 e na maior parte do pós-guerra, ele viveu em Varsóvia. Colecionador e banqueiro.
Em 1920, ele se formou no ginásio em Siedcle e começou a estudar Direito e Economia na Universidade de Varsóvia. A partir de 1924, foi membro da Sociedade Exlibris Lovers em Varsóvia e, a partir de 1930, tornou-se o tesoureiro de lá. Também foi membro do conselho da Sociedade de Bibliófilos Poloneses. Contribuiu para a popularização do ex-libris, anunciando numerosos artigos e contribuições na imprensa polaca, dinamarquesa, alemã, tcheca, inglesa, espanhola, holandesa, italiana, sueca, portuguesa e canadense.
Sua coleção de ex-libris começou no final dos anos 1920. Até 1939, tinha reunido uma coleção de 500 itens poloneses e 500 estrangeiros. Esta coleção foi vendida antes da guerra. Já a coleção feita após a guerra consistia principalmente de ex-libris poloneses relativos aos séculos XVI a XIX e possuía cerca de 5.000 itens.
Também possuía cerca de 50 ex-libris criados pelos principais artistas gráficos poloneses e também de artistas estrangeiros. Entre eles, Wojciech Barylski, Brandt Boguslaw, Edward Grabowski, Ivan S. Petrov e Clement Raczak.
A coleção formada até 1939 foi vendida a Tadeusz Szpakowski antes da guerra, mas, durante a guerra, Egiersdorff voltou a adquirir ex-libris, comprando uma coleção de Tyszkiewicz Rose. A mesma se perdeu num incêndio em Varsóvia, 1944.
Em 1950, ele doou parte de sua nova coleção para a Biblioteca Nacional de Varsóvia.
Fonte: ekslibrispolski.pl
Nenhum comentário:
Postar um comentário